A CIDADE DE PERGAMO

Antiga pergamo




A localização estratégica de Pergamo ao longo de ambas as rotas terrestres e marítimas comerciais contribuiu para a sua prosperidade. Peregrinos de todo o Mediterrâneo se reuniam na cidade para participar do comércio ou para visitar o famoso Ascelpion, um centro de tratamentos médicos.



No cimo de uma montanha varrida pelo vento ao longo do litoral turco e olhando com orgulho, quase desafiadoramente sobre o Mar Egeu sentam as ruínas da antiga cidade grega de Pérgamo. Embora a maioria dos seus soberbos monumentos   agora estejam no Museu Pergamon de Berlim, resta ao   visitante da acrópole sentir a antiga grandeza da cidade que  rivalizava com Alexandria, Éfeso e Antioquia na cultura e no comércio, e cujos avanços científicos na campo da medicina ressoam pelos corredores das instalações de tratamento médico até hoje. contrapondo fortemente contra essa imagem de aprendizagem esclarecida é o de "trono de Satanás", como descrito pelo profeta João de Patmos (Apocalipse 2:12-13), que alguns estudiosos interpretam como referindo-se ao Grande Altar de Pérgamo, uma das mais magníficas estruturas sobreviventes  do mundo greco-romano. 
O visitante moderno se aproxima do local na estrada íngreme e sinuosa que leva a moderna cidade turca de Bergama a poucos quilômetros de distância. Ao chegar às ruínas, a  vista panorâmica de 1.000 metros de altura do poleiro Pergamon torna fácil entender como esta cidade, dominava toda a região. Era uma cidade orgulhosa em seu tempo, e tinha razão para ser assim. Seus monumentos e prédios foram construídos com alta qualidade em mármore branco no melhor estilo helenístico, e sua biblioteca rivalizava com a  biblioteca de Alexandria famosa no Egito. Em meados do século II dC, tornou-se conhecida em todo o mundo mediterrâneo como um centro de medicina antiga, em grande parte devido à presença do eminente médico e filósofo romano Claudio Galeno  que nasceu em Pergamon(c. 129-200 dC). 
Philatauerus governou Pergamon com considerável autonomia, até sua morte, em 263 aC. Seu sobrinho Eumenes se tornou o governante de Pérgamo: naquela época a cidade era um pequeno reino. Philatauerus é geralmente mencionado como o fundador da dinastia governante de Pérgamo, mas foi realmente o governante após Eumenes, Átalo I (241 aC - 197 aC), que foi o fundador oficial da dinastia Attalid como ele foi o primeiro que usou o título de rei.
Eumenes II tomou a iniciativa de transformar Pergamo em um centro de arte, bolsas de estudo e pesquisa, estabelecendo uma segunda biblioteca perdendo apenas para a de Alexandria  em termos de número de volumes e reputação de seus estudiosos. Eles também tinham uma grande coleção de pinturas para a apreciação pública. No entanto, Ptolomeu IV, o governante grego do Egito , não estava feliz com a idéia de outra biblioteca desafiando a de Alexandria , assim que ele proibiu a exportação do papiro egípcio  para impedir o desenvolvimento da biblioteca de Pergamo. Como resultado  as autoridades de Pergamo incentivaram a produção em massa de "pergaminho" (peles tratadas de ovelhas e bezerros), que há muito tinha sido usado para escrever acontecimentos no Oriente.O Pergaminho acabou rivalizando O papiro como um veículo de comunicação, era muito mais caro do que o papiro, mas também muito mais durável. O nome do Pergamon continua a viver até hoje na palavra "pergaminho", que é uma distorção de Pergamon ("parchemt" é pergaminho em espanhol e pergamena em italiano)
Finalmente, durante o tempo de Átalo III, Pergamon foi entregue ao povo romano a ser geridos por eles e o reino foi transformado em província romana da Ásia, com Pergamo como capital inicial. Nem todos aceitaram a nova administração romana  e houve uma série de revoltas . Os romanos, eventualmente, restauraram a ordem, mas Pergamo logo perdeu seu status e a vizinha cidade de Éfeso se tornou a nova capital da província.
Algum tempo depois, sob Adriano (117 dC - 138 dC), a cidade foi favorecida por várias iniciativas imperiais. Foi concedido a ela o título de metrópole e, como resultado  um programe ambicioso se iniciou : enormes templos , um estádio , um teatro, um fórum enorme e um anfiteatro foram construídos. Além disso, o santuário de Asclépio (o deus da cura) foi expandido em um spa de luxo.
Durante a segunda metade do século 3 dC Pergamon começou a diminuir. As coisas pioraram em 262 dC, devido a um terremoto e depois que a cidade foi saqueada pelos godos. A chegada do cristianismo não ajudou muito uma vez que os edifícios que haviam honrado os deuses pagãos não eram considerados desejáveis. Até mesmo o santuário de Asclépio que costumava ser visitado por inválidos foi abandonado. Apesar dessas mudanças, a vida urbana  continuou. 

O sítio arqueológico de Pergamon tem proporcionado muitas obras de arte helenística e romana, mas talvez o mais impressionante é o altar, que agora reside no Museu Pergamon em Berlim. O grande altar foi construído entre 164 e 156 aC e, remontado, sua área de superfície monumental de cerca de 36 por 34 metros de torná-la uma das mais impressionantes obras de arte que sobreviveram desde a antiguidade. Construído para comemorar a vitória sobre os gauleses, o altar foi construído em torno de uma escadaria e os 2,3 metros de altura e 120 metros de comprimento  é encimado por uma sala com colunas. Esculpida em alto relevo, o friso retrata representações animadas de Zeus , Artemis e outros deuses do Olimpo que lutam contra o Giants, simbólico da vitória da ordem sobre o caos. Este monumento gigantesco é um testemunho convincente e duradoura para o poder e prestígio que foi apreciado por este uma vez grande cidade. 
No início da era cristã, a igreja de Pérgamo foi um importante centro do cristianismo e foi uma das sete igrejas do Apocalipse (Ap 2:12-17).

A antiga cidade é composta de três partes principais: a Acrópole, cuja principal função era social e cultural, tanto quanto era sagrado, a Cidade Baixa, reino das classes mais baixas, e os Asklepion, um dos primeiros centros médicos registrados.


Por André Felipe
Referencias ANCIENT HISTORY